sábado, 8 de setembro de 2012

Resenha: O Cão dos Baskervilles


   Um dos mais aclamados suspenses de Sir Arthur Conan Doyle, o Cão dos Baskervilles conta a história da maldição por traz da mansão de familia.
   Sherlock Holmes manda seu parceiro, Watson (aliás, como todos os livros de Doyle, este não se difere da narrativa dos outros, e é contado por Watson) para a mansão da família ancestral, localizada em um pântano traiçoeiro, para investigar a morte de seu antigo detentor, um dos últimos Baskervilles vivos, que morreu de uma forma misteriosa e longe de todos, deixando como única pista algumas marcas no solo que aparentam ser de um mastim.
   A lenda que assombra a família a séculos fala sobre um cão infernal, com fogo nos olhos e boca, de proporções inimagináveis, que ataca a todos os que residem no pantano.
  Com uma destreza incrível e um intelecto maior ainda, Watson investiga de perto toda a situação, enquanto Holmes trata de outros ``negócios`` na Baker Street.

  Em minha opinião, a história é muito bem estruturada, instigante, porém as vezes dá vontade de parar e ir ler outra coisa. Nada contra o livro, mas tem partes que se tornam extremamente cansativas, e muitas vezes não são essenciais para a historia. Se eu pudesse pedir algo ao Doyle, seria aumentar o livro um pouco, e acrescentar mais momentos que levassem as mentes mais ávidas a adivinhar, ou pelo menos ter um palpite sobre o desfecho. Somente nisso o livro já se tornaria mais interessante. Ou, não sei, pelo menos desse alguma dica falsa, convencesse o leitor de uma coisa, desse o mistério como resolvido, e no final uma solução totalmente inusitada se apresentasse. Doyle não dá ao leitor a chance de solucionar o misterio, o que me deu uma certa resistência para ler esse livro. Nesses aspectos o livro tem carência.
   Mas, em geral, é um bom livro. Bem escrito e estruturado,com um final inusitado (os meus preferidos, hehe) vale a pena ler.

Minha nota seria 7.5/10.

Pois é, valeu a pena a leitura. Nao era exatamente o que eu esperava, mas não me arrependo nem um pouquinho de te-lo lido.

------------------------------------------------

Obs: Decidi parar de fazer a Ficha do Livro, porque, em geral, os livros podem ter várias versões, de várias editoras, o que significa que, de uma delas o numero de páginas pode ser um, e o da outra editora é diferente. Desculpa se não gostaram da mudança, mas era preciso fazer isto. Até a próxima resenha, que deve ser ou de Versos de Minha Lavra, ou de A Mocinha do Mercado Central.

-----------------------------------------------



Nenhum comentário:

Postar um comentário