sábado, 15 de setembro de 2012

Resenha: O Menino do Pijama Listrado

      O Menino do Pijama Listrado, obra prima do escritor irlandês John Boyne, pode ser visto de várias maneiras. Sua escrita é de um modo de fácil compreensão e destinado ao público infanto-juvenil, porém o tema é muito mais adulto que isso. A história é sobre a amizade de Bruno, um garoto de nove anos, filho de um importante general nazista, e Shmuel, um pequeno judeu num campo de concentração.
      Bruno levava uma vida alegre, tinha muitos amigos e uma casa imensa, porém, ao seu pai seu pai ser transferido, sua família foi junto, o que Bruno não gostou nem um pouco. Sua nova casa fica na frente do campo de concentração, e Bruno a odeia. Lá, ele não tem com quem brincar nem conversar, então vai dar um passei na  volta de uma "cerca". Lá ele encontra Shmuel, e a partir daí não posso mais falar.
     O melhor para ler esse livro é não saber nada sobre a trama, então não falarei mais sobre sua história. Muito bem escrito, aborda temas adultos pelo ponto de vista de uma criança, algo no mínimo interessante. O curioso e, as vezes até irritante, é a ingenuidade do protagonista. O leitor logo de cara nota o que está acontecendo, mas Bruno não. Isso, de certa forma, pode irritar o leitor, mas ao mesmo tempo mostra a pureza das crianças. Um ótimo livro para ler, com certeza indico.

   Minha nota é 8/10. O livro é ótimo, porém ainda acho que Boyne poderia ter se esforçado um pouco mais  para aprofundar-se na trama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário